A importância de estudar o futuro para a tecnologia social

Muito se tem estudado a respeito das tecnologias sociais no ambiente acadêmico. O tema é objeto de pesquisa há décadas, em diversos contextos. É levada em consideração a relevância das iniciativas, que visem o desenvolvimento humano, partindo de um problema social existente e que precisa ser solucionado. Os estudos de futuro podem servir como aliados no auxílio à solução de problemas com demandas ainda não identificadas.

Instituições distintas, por todo o mundo, realizam pesquisas pautadas em estudos de futuro ou estudos prospectivos. Essa metodologia auxilia no processo decisório e de planejamento, levantando indicadores, possibilidades e fatores que podem influenciar a ocorrência de eventos, sendo importante para a tomada de decisão de gestores.

Refletindo sobre as questões distintas de cada temática, tanto das Tecnologias Sociais, quanto dos Estudos de Futuro, a graduanda em Segurança Pública, Fernanda Santos, que é Assistente de Pesquisa do Laboratório de Simulações e Cenários, da Escola de Guerra Naval, instituição acadêmica da Marinha do Brasil, e Bolsista de Apoio Técnico, atuando na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, da AGIR, escreveu um artigo onde reflete sobre os possíveis usos das ferramentas prospectivas para as tecnologias sociais.

Nesse artigo, a pesquisadora levanta questões sobre as tecnologias sociais, explicando a polissemia do termo, e fala sobre a importância das ferramentas e métodos de estudos de futuro, e como o uso conjugado pode ser importante e auxiliar na compreensão de perguntas ainda não feitas e respostas ainda não encontradas, relacionadas aos problemas sociais no contexto brasileiro.

Para conhecer mais sobre as iniciativas do grupo de pesquisas e ter acesso ao artigo, basta acessar ao perfil do subgrupo de pesquisas Arranjos Metodológicos, localizado no LinkedIn.

Fonte: Arranjos Metodológicos