Arte e resgate da cultura através da experiência Cordel Urbano

A literatura de cordel faz parte da cultura popular brasileira, sendo utilizada para contar histórias valorizando o folclore, através de gravuras feitas em madeira, as xilogravuras, normalmente com versos ritmados. Fazer o resgate dessa cultura é também divulgar a riqueza da cultura brasileira, e é com essa proposta que surge o Cordel Urbano.

Essa experiência de Tecnologia Social, coordenada pela professora Dr. Renata Villanova, do departamento de Desenho Técnico da UFF, utiliza as premissas do design participativo e regenerativo, dando enfoque pra uma cultura e uma periferia que muitas vezes são esquecidas e invisibilizadas.

A partir de rodas de rima e poesia, realizadas por moradores do Morro do Palácio que trabalham no MACquinho, eram debatidos grupos de palavras, que viram poesias, rimas e raps, e que depois começam a virar as gravuras para a construção do cordel urbano, unindo o folclore à cultura urbana da comunidade.

Um dos desdobramentos da experiência é o projeto “Cordel do Palácio”, no qual a universidade olha através da visão do morador, e os alunos criam textos a partir de fotografias tiradas por Josemias, funcionário do MACquinho e morador da comunidade, que expõem a realidade local do Morro do Palácio. O projeto valoriza a diversidade das culturas e a importância de cada ator para o processo, promovendo um troca da leitura de mundo entre a universidade e os moradores da comunidade.

Os muros da universidade são abertos através da arte, da linguagem e do resgate do cordel, valorizando os atores locais, as suas vivências locais e transformando seu cotidiano e suas lutas em histórias e pinturas, de forma a articular os saberes locais com os saberes da universidade, promovendo um entrelace de culturas e conhecimento.A experiência de tecnologia social “Cordel Urbano” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui.