Mães e Pais na ciência e o impacto do coronavírus na vida acadêmica

O projeto “Parent in Science” é formado por mães e um pai, cientistas, que se uniram para discutir e produzir conhecimento sobre uma questão que era esquecida ou até mesmo ignorada no mundo acadêmico e científico, que é a maternidade e paternidade no mundo da ciência e no contexto brasileiro.

Os filhos trazem impactos para a vida das mulheres e homens que escolhem a carreira científica no Brasil e pouco ou nada se problematizava sobre essa questão. O Parent in Science surge em busca de completar as lacunas dessa problemática.

Uma das recentes iniciativas foi a publicação da carta “Impact of COVID-19 on academic mothers”, na revista Science. Essa carta foi produzida pelos membros do projeto Parent in Science, e trata sobre os desafios e dificuldades de ser mãe, e também pai, durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus.

A carta destaca os avanços das discussões sobre gênero estabelecidas no Brasil, que começou a considerar o período de licença-maternidade das mulheres no seu nível produtivo, além de jogar luz às diferenças de produtividade que eram vistas entre mulheres e homens.

Nesse período de isolamento social, creches foram fechadas, assim como escolas, e foi implementado o ensino à distância na maioria das instituições privadas, e essa nova carga de afazeres recai para as mães e pais, que precisam continuar a produzir e cuidar de suas famílias. A carta fala sobre essas e outras inquietações, e pode ser lida diretamente pelo site da revista Science.

Dando continuidade às pesquisas acadêmicas que o grupo vem realizando sobre a maternidade e paternidade na ciência e os impactos do coronavírus na vida dos cientistas, foram preparados questionários, que visam entender melhor como está a adaptação dessas pessoas à essa era do trabalho remoto. Se você é aluna ou aluno de pós-graduação, pós-doutorando, pesquisador, pesquisadora ou docente, pode responder e ajudar o projeto, bastando acessar os links para cada categoria:

1 – Aluna ou aluno de pós-graduação, responda nesse formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeiyfPE2Qsln8tK1IBOMXsX4Fm2JZ7BIe3Jx3BRRV3Li6hw9w/viewform 

2 – Pós-doutorando, basta acessar a esse formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0Dh33fuuDVPRE71uS-JPmlugo7t7uOmDm7Ea-aAnxF60fWg/viewform

3 – Docente e/ou pesquisador, é só acessar a esse formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5J8TogBHZKDL0SOJ_z1bTAbSE4WFtSS_b7ergShJFpNQuxQ/viewform

Responda e compartilhe com seus colegas, para um maior alcance do projeto! E você pode conhecer mais sobre o trabalho do grupo “Parent in Science” através de seu site.

Fonte: Revista Science

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content