Soltec convida à uma reflexão sobre tecnologia e educação em tempos de pandemia

Vivemos um tempo que ainda não havia sido experimentado. De um dia para o outro, fomos obrigados a parar as nossas vidas devido a pandemia de covid-19, que muda as relações interpessoais e a forma que agimos no mundo. A educação, inserida nesse contexto, também tem passado por alterações e a tecnologia tem sido elevada a outro patamar.

Algumas escolas e universidades interromperam o funcionamento tradicional, passando por um período conturbado no qual ainda não sabiam a solução para a questão, e após isso, adotaram o ensino à distância como primordial, essencialmente as instituições privadas.

Nesse tempo de pandemia e de ensino à distância e online, muito se tem requerido das tecnologias, como o celular, computador e internet. A educação encontrou um caminho para continuar, mas esse caminho pode se tornar desigual para aqueles que não possuem fácil acesso a essas funcionalidades tecnológicas.

Pensando nisso, o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) e o Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), convidam para o debate “Tecnologia e Educação: reflexões em tempos de pandemia”, no qual promoverão conversas sobre o impacto do momento vivido na educação brasileira e as perspectivas para a pós-pandemia.

Os debates ao vivo ocorrem no dia 18 de maio, às 15 horas, através do canal da Soltec no Youtube, com falas da professora Eleonora Ziller, da Faculdade de Letras da UFRJ e presidente da ADUFRJ; de Natália Borges, Coordenadora Geral do Diretório Central dos Estudantes da UFRJ; e de Luana Bonone, Diretora da Associação de Pós-Graduandos da UFRJ.

Essa iniciativa faz parte do ciclo de palestras promovido pelo Soltec, acerca do projeto Democracia Participativa e Políticas Públicas, do Soltec/Nides/UFRJ. Você pode ter acesso a todas as publicações, eventos e discussões do núcleo através do site da instituição e conhecer mais sobre o conhecimento acadêmico construído pela equipe.

Fonte: Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social