Lançamento: Dossiê Roubo, Violência e Cidade na Revista Dilemas

A Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, ou Revista Dilemas, lança em setembro a sua nova edição. A revista funciona como publicação quadrimestral do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Seu objetivo é fomentar o debate científico em ciência social sobre os temas relacionados aos estudos dos conflitos e controle social, como comportamentos desviantes, violência, crime, moralidade, conflitos urbanos, justiça criminal, segurança pública e instituições públicas e privadas de controle social.

A partir deste objetivo, em seu atual volume traz no primeiro bloco o Dossiê Roubo, Violência e Cidade, organizado por Luana Martins, Diogo Silva Corrêa e Gabriel Feltran, que traz artigos que tratam sobre assaltos, roubos, uso de explosivos e ataques a policiais, uso da força, através de perspectivas sociológicas e antropológicas. No segundo bloco, os temas se expandem, chegando à intervenção federal e guerra aos pobres, sistema de justiça, percepções policiais, mídia e arte de rua.

Para o lançamento da edição, foi organizada uma live, transmitida no Youtube, conduzida pelo Professor Doutor Michel Misse, contando com a participação dos organizadores do dossiê (Luana Martins, Diogo Silva e Gabriel Feltran), que contam um pouco de suas perspectivas e experiências; participou ainda a Professora Doutora Carolina Grillo, que também publica texto no dossiê; além de outras autoras e autores presentes na revista.

A live está disponível no canal do Necvu, no Youtube, e pode ser útil para a complementação dos estudos. Os autores e autoras contaram suas trajetórias de pesquisa, dividindo suas experiências acadêmicas e compartilhando pílulas de conhecimento sobre o tema da violência, dos estudos dos conflitos e do controle social.

Assista a live, compartilhe com seus amigos e acesse a revista!

Fonte: Divulgação interna