Cuidando da exposição à violência sexual: empoderando mulheres e tecendo redes

Colocar mulheres como protagonistas de suas vidas é um dos objetivos primordiais da luta por igualdade de gênero e pela garantia aos direitos fundamentais. E essa é a preocupação da experiência de tecnologia social “Cuidando da exposição à violência sexual: empoderando mulheres e tecendo redes”.

Coordenada pela professora doutora Paula Land Curi, do Departamento de Psicologia, da UFF de Niterói, com o trabalho realizado em conjunto com suas alunas, a experiência começa a dar os primeiros passos em 2015 e vai se expandindo no decorrer dos anos até que torne uma rede de articulação entre sociedade, universidade e poder público, participando de discussões sobre casos de violências contra mulheres, estratégias de combate e prevenção e articulação com o sistema de saúde.

A partir das pesquisas de campo realizadas, percebem que as mulheres, já debilitadas pelas violências física e emocional sofridas, precisam percorrer caminhos críticos e por vezes confusos e sem acolhimento, para que consigam algum tipo de atendimento de saúde ou acompanhamento psicológico. Olhando para esse ponto, é feito um mapeamento das instituições que funcionam para o atendimento dessas mulheres, facilitando o caminho, que resulta em uma cartilha com orientações sobre violência de gênero e sobre os dispositivos disponíveis em Niterói para que as mulheres possam utilizar como cidadãs.

A cartilha é interativa, mas no decorrer do seu uso as idealizadoras perceberam algumas limitações: muitas mulheres só têm acesso a celulares, quando tem. No celular, a cartilha não funciona com tanta interatividade. E para as mulheres que não possuem esse acesso, tomar conhecimento das informações se restringe. Com isso em mente, começaram a pensar em formas de melhorar a entrega da cartilha, para que chegue ao máximo de mulheres, e continue a ser uma rede de cuidado, apoio e autonomia.A experiência de tecnologia social “Cuidando da exposição à violência sexual: empoderando mulheres e tecendo redes” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content