O RPG, ou Role-Playing Game, é um tipo de jogo no qual os jogadores assumem papel de personagens e criam ou contam histórias que narram a trajetória desses personagens. É um tipo de jogo que estimula o trabalho colaborativo dos jogadores, sendo muito popular entre jovens. Aliar essa estratégia ao ensino da neurociência para alunos de ensino médio é o ponto de partida para a experiência de tecnologia social “Elaboração e Execução de um Jogo Baseado no Modelo de RPG (Role-Playing Games) abordando a Temática Neurocientífica”.

Com a coordenação da professora doutora Ana Cristina Trancoso, do Departamento de Psicologia, do Instituto de Humanidades e Saúde UFF – Campus Rio das Ostras, surge o projeto colaborativamente com diversas áreas do conhecimento, como a Neurobiologia e o Design de Jogos. A ideia é utilizar essa metodologia didática inovadora com alunos de ensino médio de escolas públicas, incentivando um aprendizado de neurociências de forma lúdica e com incentivo ao trabalho em equipe.

São criadas histórias em conjunto, experimentadas de forma interativa entre os jogadores, utilizando um grande tabuleiro “vivo”, onde os alunos são as próprias “peças”, se formos comparar com jogos tradicionais de tabuleiro. Essa metodologia incentiva a imaginação, memória, raciocínio, resolução de problemas e a socialização, estimulando o aprendizado neurocientífico sobre estresse e saúde humana.

Por se tratar de um modelo de jogo largamente utilizado por jovens em todo o mundo, é possível a replicabilidade em diversos contextos escolares, e até mesmo desenvolvendo outros aspectos e outras áreas do conhecimento. A criação de histórias com personagens lúdicos pode auxiliar o processo educacional dos estudantes, saindo do modelo tradicional de sala de aula para um modelo colaborativo e vivido em tempo real.

A experiência de tecnologia social “Elaboração e Execução de um Jogo Baseado no Modelo de RPG (Role-Playing Games) abordando a Temática Neurocientífica” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui.