Experiências Externas

Balde Cheio

Tema principal: sustentabilidade
O objetivo do Projeto Balde Cheio é promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia, atendendo a demanda de extensionistas de entidades públicas e privadas e de produtores de leite de todo o Brasil. Sua metodologia inovadora utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como “sala de aula prática” com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos: pesquisadores, extensionistas e produtores e, ao mesmo tempo, apresentar essa propriedade como exemplo de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em todos os aspectos: técnico, econômico, social e ambiental. O principal resultado esperado é a recuperação da autoestima e da dignidade do produtor, permitindo a fixação da família no meio rural. Em relação ao extensionista, o principal resultado é o restabelecimento da importância da extensão rural como fator essencial para o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira no país.
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Librário

Tema principal: educação
O Librário é um baralho que incentiva a aprendizagem da Linguagem Brasileira de Sinais, o qual também possui uma versão digital. O jogo foi desenvolvido no Centro de estudos de Design e Tecnologia (CEDTec) da Escola de Design da UEMG, o baralho contém pares de cartas com sinais de libras e seus respectivos significados em português. Divertido e inclusivo, o jogo incentiva o aprendizado da língua, colaborando para o processo de inclusão dos surdos.  
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Canteiro Verde

Tema principal: renda
Comunidade escolar, alunos e pais desenvolvem horta com água da chuva. Outras unidades aliaram questão ambiental ao empreendedorismo. Ganharam um prêmio de tecnologia social com os canteiros verdes tendo como foco a cidadania, cultura e o meio ambiente.
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Sistemas agrícolas familiares resilientes a eventos ambientais extremos no contexto do Semiárido brasileiro: alternativas para enfrentamento aos processos de desertificação e mudanças climáticas (Insa – ASA)

Tema principal: sustentabilidade
“Este projeto nasce de uma articulação entre o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) e a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), conjuminando a ciência, tecnologia e inovação com a inclusão social, voltadas a construir alternativas de convivência produtiva e sustentável com o Semiárido brasileiro.”
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The human project

tema principal: educação
“The human project” é uma iniciativa do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) em diálogo com o governo de Sergipe com o intuito de instalar neste Estado um centro de Tecnologias Sociais, associado à uma experiência de promoção de desenvolvimento social e econômico, com base numa integração entre arte, ciência e tecnologia. O projeto considera a cultura e meio-ambiente como elementos transversais ao processo, responsáveis por configurarem a identidade local do modelo, além de serem responsáveis por preservar aquilo que é próprio ao contexto, ao caráter único que carrega cada cultura, o que faz com que se torne um excelente mecanismo de geração de inovação e de fomento aos processos criativos. Seu conceito estrutural configura-se na perspectiva de que para haver mudança é preciso interação do meio científico com a comunidade, de modo que o desenvolvimento preserve a identidade local, ou seja: educativo, pesquisa e negócio. Para isto, se faz necessário uma multidimensionalidade de ações as quais s ão proporcionadas por meio da integração de diferentes áreas do conhecimento. Portanto, suas estratégias centrais para consolidação do Projeto partem do atendimento direto às crianças, adolescentes e jovens e a formação continuada de educadores e escolas.
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Banco Comunitário Verde Vida

tema principal: renda/sustentabilidade
O projeto “Banco Comunitário Verde” tem como objetivo o desenvolvimento local com inclusão social, voltado ao meio ambiente e geração de renda na perspectiva da economia solidária, preservação do meio ambiente, autogestão e consumo responsável. Desde 2008 o Banco Comunitário Verde Vida se empenha em trazer desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da região de Ataíde, Vila Velha/ES. Aqui, o óleo de cozinha vira sabão e o lixo, que iria para os rios e bueiros, vira fonte de renda. Funciona assim: os catadores da comunidade trazem o lixo reciclável, vendem ao banco, e recebem através da moeda local, o Verde (V$). Com o Verde, pode-se comprar alimentos, pagar contas, ou utilizá-los nos comércios parceiros locais. Todo este processo é desenvolvido para e pela própria comunidade: as riquezas geradas, assim, permanece na região, para benefício e fomento local, além da melhoria do meio ambiente.
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Trama e Raiz 

tema principal: renda
A Cooperativa Trama e Raiz nasceu a partir da iniciativa de um grupo de mulheres que enxergaram no cooperativismo uma oportunidade de mudarem suas realidades sociais e econômicas. A força motriz desse grupo foi a necessidade de gerar trabalho e renda, devido a dificuldade encontrada na sua inserção no mercado formal, determinada pela baixa escolaridade, pouca experiência e o alto valor das passagens para sua locomoção. O grupo é composto por mulheres jovens e de meia idade, moradoras do bairro da Cerâmica, em Nova Iguaçu. Elas participaram do processo de capacitação nos segmentos de artesanato e costura nas dependências do Centro de Formação Profissional financiado pelo Seop (Serviço de Educação e Organização Popular). Na maioria dos casos, as integrantes do grupo tiveram na cooperativa sua primeira experiência de trabalho e hoje são chefes de famílias. A cooperativa é uma iniciativa de economia solidária, pensada como política para o desenvolvimento local e sustentável. 
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Sementes de Transformação

A história começa a partir do filme Quem se Importa (Mara Mourão, 2013) e virou uma ideia que misturou empreendedorismo social, inovação, formação para a transformação social e juventude. O Lab de Transformação é um acampamento para estudantes do ensino médio, e surgiu fruto de uma parceria do programa Sementes de Transformação e o NR acampamentos, com o objetivo de sensibilizá-los a se engajarem socialmente.
“Lá, os jovens trocam ideias com quem atua em projetos ou negócios sociais, enfrentam desafios em conjunto para estimular a colaboração e desenvolvem um projeto de empreendedorismo social, apreciado por todos os participantes”.
Mais informações na página do Sementes de Transformação
Recomendamos o vídeo institucional do Lab de Transformação disponível no YOUTUBE através do link. 
Em setembro do ano passado, o Lab de Transformação foi matéria do G1, sob o título O acampamento da transformação social. Veja.

 

Cientista Beta

A Plataforma Cientista Beta visa incentivar a produção de pesquisa científica durante o Ensino Médio, potencializar o talento e a capacidade de criação de jovens, e ainda dar orientações sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa em iniciação científica.
“Mais do que falar, queremos que os jovens façam mesmo ciência, coloquem na prática. Minha trajetória foi modificada pela pesquisa, abriu portas. Ao fazer projeto científico, o estudante desenvolve um papel maior na sociedade, cria soluções, é estimulado a resolver um problema de forma protagonista”, ressalta Kawoana Vianna, estudante de medicina da UFRGS que concebeu a Plataforma. Em outubro, o Cientista Beta completa um ano e todo o trabalho acontece de forma voluntária. Ao todo, 25 projetos têm recebido ajuda dos chamados mentores, universitários, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos que se colocaram à disposição para ajudar os jovens pesquisadores.
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Ciclo de Formação Empreendedora: CN1-Incríveis

O objetivo do projeto é desenvolver ferramentas de formação empreendedora que auxiliem as consultoras Natura (cliente neste projeto) que estão na categoria Incríveis, ou seja, que têm um maior potencial de venda. Com essas ferramentas espera-se que as consultoras tenham acesso a mecanismos de gestão administrativa e financeira, direcionados para a expansão e profissionalização dos seus empreendimentos. O projeto atende consultoras em todo território nacional e resultou numa melhora da qualidade de vida das CNs Incríveis e da sua relação com a Natura, gerando um aumento de vendas.

 

TS-Biodigestor

O projeto consiste na utilização de biodigestores como uma solução sustentável e econômica para a região, utilizando dejetos humanos para a produção de Biogás, Biomassa (composto sólido fertilizante) e água residual rica em nitrogênio e fosforo. Isso ocorre por processos bioquímicos anaeróbicos dentro do biodigestor, assim gerando vários benefícios a comunidade como redução dos níveis de contaminação e da disseminação de doenças, produção de energia dentro de uma lógica sustentável e preservação ambiental, além dos diversos toaletes espalhados pelas áreas de circulação de pedestres. A experiência começou com o estudo de viabilidade para instalação de um sistema de saneamento para a região de Bel Air no Haiti.

 

Coletor Solar

tema principal: energia
Construção de protótipos para aquecimento de água de uso doméstico utilizando componentes termoplásticos (PVC) de fácil aquisição no mercado, e materiais de construção civil, recicláveis após sua vida útil;A ideia deste coletor solar de baixo custo CSBC vem do uso de placas modulares de PVC . São relativamente baratos, não têm cobertura transparente, aquecem água até 50°C , substituem o chuveiro elétrico e apresentam eficiência térmica de 67%. São de simples construção, até pelo próprio usuário.
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Oléo Vegetal usado como Bio conbustível

tema principal: sustentabilidade
O óleo vegetal usado, de restaurantes e uso doméstico, passa por processo de limpeza e é usado em veículos diesel adaptados. É necessário um kit que aquece o óleo vegetal a 80°C, deixando-o próximo do diesel em viscosidade; assim, o sistema de injeção do motor aceita o ov e funciona normalmente. A Coleta de óleo conscientizará a população, bem como proporcionará um novo método de instalação de conversores nos veículos a diesel.
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A DOULA NO PRE NATAL – INFORMAÇÃO E RESGATE SOCIAL

tema principal: saúde
Doula é uma tecnologia leve de assistência à mulher grávida. Faz o acolhimento integral a mulher, favorece a assiduidade ao pré-natal, reduz o tempo de parto, aumenta as chances de amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê, promove vínculo precoce entre o pai e a criança pois favorece a inserção dele desde o início da gestação. Para a implementação da tecnologia Doula, se faz necessária sua capacitação entre mulheres nas comunidades mais carentes e a inserção desta Educadora Perinatal nas rodas de conversas. Tem-se, portanto, como objetivo implementar Rodas de Conversa para mulheres grávidas e seus acompanhantes nos serviços públicos do DF e Capacitar Doulas nas comunidades.
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Litoral Sustentável

Tema principal: sustestabilidade
Considerando as grandes transformações que o litoral paulista tem experimentado nas últimas décadas, com processos de urbanização muitas vezes desordenados, causando forte impacto na vida de quem mora, trabalha e frequenta a região, o projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social, proposto pelo Instituto Pólis à Petrobras, produziu, através de processos participativos, uma agenda de desenvolvimento sustentável para a região do Litoral de São Paulo que abrange o Litoral Norte e a Baixada Santista. O processo de construção de todo o trabalho baseou-se na participação de segmentos sociais, sociedade civil, poder público, entidades e indivíduos, em todas as fases do trabalho.
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Acolhida na colônia

Tema principal: renda
A Acolhida na Colônia foi criada em 1999 por um grupo de pequenos (as) agricultores (as), com base na organização francesa de agroturismo “Accueil Paysan” cujo modelo foi trazido para o Brasil pela inspiradora e até hoje assessora da entidade, Profª Thaise Guzzatti, da UFSC. O projeto foi localizado inicialmente na região das Encostas da Serra Geral de Santa Catarina, com sede em Santa Rosa de Lima e atualmente tem abrangência em 18 municípios. A razão essencial foi e continua sendo criar alternativa de renda baseada no agroturismo e na produção orgânica, para pequenas propriedades rurais situadas em áreas montanhosas, desfavoráveis para uma agricultura de maior escala, em risco de desaparecimento.
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AUTOGESTÃO E MUTIRÃO NA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES

tema principal: habitação
O projeto é baseado na metodologia de autogestão e mutirão para construção de 70 moradias populares de qualidade e baixo custo por grupos organizados e apoiados pela UMP-Rio, desde a negociação de áreas disponíveis e acesso a programa de financiamento habitacional popular, até a  conscientização política e o mutirão. O objetivo é organizar grupos populares para negociar o acesso a terra urbanizada e a programa de financiamento habitacional popular para construção de moradias em regime de mutirão com autogestão, promovendo a cidadania ativa na luta pelo direito à moradia digna e melhoria da qualidade de vida para todo(a)s.
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INCLUSÃO PRODUTIVA E ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Tema principal: renda
A EMATER-MG executa ações de inclusão produtiva rural para o atendimento de agricultores familiares em situação de extrema pobreza e de pobreza, ofertando assistência técnica e os recursos financeiros do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, as tecnologias de acesso à água do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras ações do Programa Água para Todos, assim como ações de inclusão produtiva rural do Plano Brasil sem Miséria e MINAS SEM FOME.
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Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal

tema principal: renda
O objetivo do projeto Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal é promover o empoderamento de mulheres extrativistas, focando na organização política, social e econômica das comunidades, formando uma conexão para melhoria da geração de renda, aumento do volume de derivados comercializados de bocaiuva e de outras espécies do Pantanal, como laranjinha de pacu, e do Cerrado, como o barú. Assim, as mulheres são fortalecidas trabalhando em cooperação, fomentando a organização local estruturando a cadeia produtiva dos frutos nativos.
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Produção de algodão em assentamentos paraibanos
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Coalizão

tema principal: sustentabilidade
A Coalizão analisa a lógica da gestão de resíduos atual e aponta suas consequências, como a geração de cinzas tóxicas, que são geridas precariamente, provocando riscos à saúde pública e ao meio ambiente. A tarefa da Coalizão no século 21 não é encontrar melhores formas de destruição de materiais descartados, mas parar de fazer embalagens e produtos que têm de ser destruídos. O problema acontece pela mistura de materiais, e deixa de ser problema quando coletado separadamente. A questão do resíduo domiciliar pode ser resolvida pelo uso de baixa tecnologia – compostagem (fração úmida), reciclagem (fração seca).
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Matéria Rima

tema principal: educação
Permanecer na escola nos tempos atuais tem sido cada vez mais difícil. Com a crise econômica, muitos jovens se sentem obrigados a deixar os estudos para colaborar com as finanças domésticas. Além disso, é comum que os estudantes não se identifiquem com o conteúdo que costuma ser transmitido nas escolas, principalmente nas públicas. Para diminuir a evasão escolar e motivar estudantes da periferia de Diadema, na Grande São Paulo, surgiu o projeto Matéria Rima, que ajuda os alunos a comporem músicas com o conteúdo das matérias ensinadas em sala de aula, facilitando a memorização e aprendizagem das crianças.
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ETNOMAPEAMENTO EM TERRAS INDÍGENAS DO ACRE PARA A GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL

Tema principal: meio ambiente
As oficinas de etnomapeamento realizadas pela Comissão Pró-Índio do Acre nas terras indígenas possibilitaram a discussão de problemas socioambientais com a utilização de tecnologias e metodologias de mapeamentos participativos para construção de mapas temáticos, resultando na elaboração dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental. Nos planos, as comunidades discutem, em conjunto, as situações socioambientais existentes em suas terras indígenas, como a escassez de caça e pesca, ausência de cultivo de frutíferas, perda de sementes tradicionais, áreas degradadas, falta de condições para a vigilância e monitoramento da terra indígena e seu entorno. Somam-se a esses impactos as invasões madeireiras, construção de rodovias, desmatamento e pecuária, que algumas destas terras sofrem. Os mapas, como ferramenta política, foram apresentados pelos indígenas em diversos órgãos governamentais, reforçando com mais clareza as demandas por vigilância e fiscalização. Os planos de gestão territorial e ambiental e os mapas temáticos também influenciaram na criação de políticas públicas estadual e nacional, como a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas (PNGATI).

 

 

HB: TECNOLOGIA SOCIAL DE COMBATE À ANEMIA FERROPRIVA

Tema principal: saúde

A anemia ferropriva é a carência nutricional de maior prevalência em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela atinge 25% da população mundial, sendo as crianças e as gestantes os grupos mais vulneráveis. A anemia está associada ao baixo desempenho motor e mental em crianças, baixa produtividade em adultos e problemas com o binômio mãe-feto na gravidez. A prevalência de anemia entre alunos matriculados na rede pública de ensino brasileira tem alcançado níveis alarmantes. Estudos apontam entre 20 e 50% o percentual de crianças com anemia por deficiência de ferro. Além disso, convivemos com dois outros problemas nutricionais: a desnutrição que, apesar de uma drástica redução nas últimas duas décadas, ainda existe no país, e a obesidade infantil, distúrbio causado principalmente por maus hábitos alimentares, que tem aumentado significativamente neste mesmo período. Em Santa Luzia do Itanhy, um dos municípios mais pobres do Brasil (IDH: 0,545), localizado no Território da Cidadania Sul Sergipano, a prevalência média de anemia ferropriva entre alunos da rede pública era de 32%, atingindo o valor máximo de 57% para crianças na faixa dos 3 anos de idade.
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Reciclando Sons 

tema principal: educação
O Instituto Reciclando Sons é reconhecido em Brasília (DF) pela inovadora metodologia de ensino, adaptada à realidade dos alunos nos seus 12 anos de atuação na Cidade Estrutural. A tecnologia social utiliza o método Suzuki, uma proposta desenvolvida no Japão pouco depois do país ser devastado na Segunda Guerra Mundial. O método consiste, basicamente, em ensinar brincando, o que possibilita aos alunos começarem a tocar um instrumento musical em pouco tempo. O trabalho envolve a comunidade local, forma músicos e professores em dois anos, além de gerar renda e prevenir o envolvimento dos alunos em crimes.
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