Tecnologia e inovação para gerar impacto social: os desafios do Brasil

O Brasil possui 700 pesquisadores para cada milhão de habitantes, enquanto os Estados Unidos, Reino Unido e Canadá são países que contam com 4 mil pesquisadores para cada milhão de habitantes. Nota-se, com isso, um baixo investimento em pesquisa no Brasil  por parte do governo dificultando alçar uma posição de destaque no âmbito da inovação, tecnologia e pesquisa, bem como o seu desenvolvimento socioeconômico.
Entretanto, há uma emergente quantidade de jovens que estão desenvolvendo pesquisas e tecnologias com alto potencial, nos últimos anos, sendo alguns destes destaques em olimpíadas de química, física e matemática. Como resultado disto, o número de centros de excelência, institutos de pesquisa de ponta e universidade de referência vem crescendo.