Projeto leva energia solar a extrativistas na Amazônia

A Resex Produtoras de Energia Limpa em parceria com a WWF e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), instalaram quatro sistemas fotovoltaicos em duas reservas extrativistas, Ituxi e Médio Purus, localizadas em Lábrea (AM). A instalação de energia elétrica de fonte limpa, foi um projeto implantado para que ocorra o progresso dos extrativistas, esse é o principal objetivo das duas organizações.
Na comunidade de Ituxi, o sistema de energia possibilitou melhorias na produção do açaí. A despolpadeira, máquina utilizada para elaboração do fruto, agora pode ser utilizada juntamente com um freezer, aumentando o seu tempo de conservação e possibilitando a sua comercialização, logo, a elevação da renda local.
Na Resex Médio Purus foi instalado um filtro, o qual foi desenvolvido por um morador da região. A tecnologia social desenvolvida é filtro submerso que junto com a bomba d’água purifica e envia água do rio para casas situadas até 50 metros de distância do leito do rio, proporcionando água limpa para a região.
O incentivo à atividades extrativistas locais é uma maneira de ampliar a renda local e incentivar a produção dos moradores, a fim de evitar novos desmatamentos com a madeira ilegal e a criação de gado, como diz a Mara Notthingham (Coordenadora de Articulação de Políticas para Comunidades Tradicionais do ICMBio).