Banco e moeda locais ampliam crédito financeiro de pequenos comerciantes de Igaci, AL

No município de Igaci em Alagoas foi implementado o Banco Comunitário Olhos D’Água, fruto do projeto de economia solidária de duas universidades federais (Bahia e Alagoas) e da associação de agricultores do município. Os pesquisadores ao observarem a quantidade de pessoas que não possuem conta corrente, número alto no nordeste, decidiram investir na ideia de criação do Banco Comunitário e da moeda social terra. O objetivo principal é promover o acesso dos moradores do município de Igaci ao banco e a moeda social, visto que a burocracia exigida pelos outros bancos dificulta a criação de conta e movimentação do dinheiro.
A chegada do banco comunitário no município possibilitou o aumento no desenvolvimento econômico local, pois agora os produtores e comerciantes podem fazer transações utilizando a moeda social terra. Ademais, esse produtores e comerciantes podem conseguir crédito para investir e consequentemente ampliar os seus respectivos negócios. Entretanto, o crédito só é oferecido mediante a análise do grupo de gestores da comunidade.
O Leonardo Leal, coordenador da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária da Universidade Federal do Alagoas (ITES – UFAL), reforça a importância da moeda social em Igaci, afirmando que “À primeira vista, o valor da movimentação financeira do Banco Comunitário parece ser pequena. Porém, ao levarmos em consideração indicativos sociais e educativos, conseguimos perceber a importância da experiência para a inclusão de famílias no sistema financeiro e para desenvolvimento econômico.”