Médica da Paraíba testa nova terapia para crianças com microcefalia

O Instituto Professor Joaquim Amorim Neto de Desenvolvimento, Fomento e Assistência a Pesquisa Científica e Extensão é uma organização civil de fins não econômicos, de caráter filantrópico, fundada em 2008 em Campina Grande – Paraíba. Este desenvolve pesquisas nas áreas de saúde da criança e  saúde e direitos sexuais da mulher, em parceria com universidades públicas de São Paulo e da Paraíba, e também com o Instituto de Medicina Integrado Professor Fernando Figueira – IMIP/PE.
Por meio da pesquisa realizada pela obstetra Adriana Mello durante o período epidêmico que o Brasil passou há dois anos, com o nascimento de bebês com microcefalia, foi detectada uma ligação da doença ao vírus da Zika. A partir disso foi elaborada uma tecnologia que auxilia as crianças no desenvolvimento dos movimentos perdidos em detrimento da doença, assim como um atendimento multidisciplinar com profissionais voltados para: terapia ocupacional, fisioterapia, pediatria e enfermagem.
A nova proposta de tratamento foi aplicada em parceria com a Prefeitura de Campina Grande com o intuito de criar mais um espaço para assistência, integrando além da saúde as secretarias de Assistência Social e de Educação. No Centro Integrado ainda serão realizadas pesquisas científicas sobre a doença, coordenadas pelo Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto – Ipesq.