Projeto reduz pela metade conta de luz de moradores

Na Comunidade Beira Rio, em São José dos Campos (SP), por meio do projeto Solaris, realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O projeto tem como fim propiciar o acesso de comunidades de baixa renda à energia solar. A tecnologia desenvolvida é construída manualmente a partir de PVC, forro de PVC, sendo preciso pintá-lo de preto posteriormente, de modo reter a energia.
A implementação do aquecedor solar de baixo custo tem beneficiado os moradores da região com uma significativa redução da conta de luz, como retratado em entrevista pelo morador Erasmo: “o preço da conta de luz caiu pela metade depois da instalação da placa de energia solar em minha casa.”.
Este modo inovador de gerar energia já era algo existente no Brasil, mas ainda pouco difundido, logo, por meio da pesquisa dos alunos e as habilidades locais tem sido possível a difusão da tecnologia, proporcionando o acesso a água quente à baixa tarifa.