Biblioteca comunitária completa 7 anos em área rural

A biblioteca comunitária do município de São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro é um Projeto Social que ocorre há 7 anos. Sua sede fica em uma antiga escola no bairro Morro Grande, tradicionalmente um reduto de pequenos produtores rurais.
O diretor e psicólogo do Centro Cultural Novos Horizontes (CCNH), Michel Cabral, nascido e criado na região, após realizar a disciplina Psicologia Comunitária durante a faculdade se viu impulsionado a criar uma biblioteca comunitária de modo atender as demandas dos estudantes locais que não dispunham de um espaço próximo para a realização de suas pesquisas.
O projeto já conquistou editais da Fundação da Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro que possibilitaram a compra de livros novos, mobiliário e atividades regulares como rodas de leitura e oficinas de músicas com educadores.
Baixo custo, reaplicabilidade e resposta a uma demanda local. São alguns dos valores que são encontrados na tecnologia social e que por conseguinte ela busca propagar, como eficazmente ocorre na biblioteca comunitária. Ou seja, um desenvolvimento social oriundo da troca e difusão do saber.