Fapema irá financiar pesquisa com impacto na geração de renda e inovação

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lançará um Edital de Chamada Pública “Apoio a Iniciativas de Inovação e Tecnologia Social nos Municípios do Plano Mais IDH”. O Edital busca projetos de tecnologia social com impacto na geração de renda e inovação, de modo à promover extensão universitária com interface em pesquisa focando nas demandas dos municípios que integram o Plano Mais IDH.
O Plano Mais IDH consiste em um programa do Governo do Estado que visa ampliar os serviços nos municípios de menor IDH. A união destas duas iniciativas, portanto, é um esforço na direção do desenvolvimento da educação, saúde e renda das famílias destas localidades.
O incentivo a produção de Tecnologias Sociais tem crescido, a valorização da sua eficácia na resolução de problemas sociais vem sendo percebido por diferentes instituições no Brasil à fora, as quais vem fomentando estas ações.  Assim, o Ensino, Pesquisa e Extensão vem sendo fortalecido nas Universidades.