Gaveteiro eletrônico ajuda pessoas com Alzheimer a se vestir sozinhas

O gaveteiro eletrônico é resultado de um trabalho colaborativo entre cientistas da Universidade de Nova York, da Universidade Estadual do Arizona e do Instituto MGH de Profissionais de Saúde, nos Estados Unidos. O grupo desenvolveu um protótipo de um sistema inteligente doméstico, chamado Dress, que ajuda o paciente a se vestir sozinho, guiado por um aplicativo. O invento foi concebido a partir das necessidades relatadas por grupos focais de pessoas que cuidam de pacientes com Alzheimer.
Apesar de ainda precisar se submeter aos testes junto aos pacientes e cuidadores, já congectura-se a melhoria na qualidade de vida dos envolvidos, de modo proporcionar autonomia aos pacientes e flexibilidade a rotina do cuidadorer que podem se dedicar a outras tarefas.
O aplicativo por meio da voz do cuidador direciona o paciente aos procedimentos que devem ser realizados para vestir as roupas, só podendo passar para etapa seguinte quando a anterior tiver sido realizada corretamente. Em paralelo o nível de estresse do paciente esta sendo monitorado e qualquer infortúnio o cuidador é acionado.