Pint of Science 2019: UFF leva ciência a bares de Niterói

O Pint of Science é um evento mundial que tem a proposta de democratizar o conhecimento científico de um modo no mínimo curioso: levando a ciência para a mesa do bar. Proposto e idealizado por dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, o festival  teve sua primeira edição no Brasil em 2015. Nos dias 20, 21 e 22 de maio, mais uma edição do evento chega a Niterói, nos bares Tio Cotó, Geraldinos e no conjunto de bares do Polo Gastronômico.

A organização ocorre em níveis local, regional e nacional. Os coordenadores locais identificam pesquisadores e estabelecimentos interessados em participar e, em parceria com as coordenações regionais, montam os três dias de programação.

A edição de 2019 em Niterói terá em pauta discussões sobre esportes, música, conflitos, tecnologias, teóricos da conspiração, feminismo, dentre outros temas. O objetivo dessa diversificação é atingir um público mais amplo. “O crescimento de movimentos que deslegitimam a ciência, como o anti-vacina e terraplanismo, são exemplos que ilustram como as ideias científicas estão se distanciando da sociedade. O nossa atual momento político, no qual enfrentamos cortes na educação, também é muito oportuno para a realização de um evento como esse. Se conseguirmos nos aproximar mais um pouco e mostrar que a ciência está em seu dia a dia e o que fazemos dentro das universidades é impactante, acho que já será um grande evento”, garante Thaiane Oliveira, uma das idealizadoras do evento em Niterói e também palestrante desta edição.

Além de Thaiane, coordenadora de Comunicação Científica, o docente Pedro Paulo Soares, do departamento de Fisiologia, é o Coordenador Geral do evento. Ao todo, são mais de dez pessoas envolvidas na organização geral do evento. Para participar dos encontros do Pint of Science, não é necessário fazer inscrição, basta escolher entre os assuntos da programação e se dirigir aos lugares que sediarão as palestras, que acontecem nos três dias do evento a partir das 19h. Os restaurantes serão o Tio Cotó, Geraldinos Bar e o conjunto de bares do Polo Gastronômico de Niterói. A programação completa está disponível no site do evento.