Antropo… o que? Aprenda mais sobre o mundo da Antropologia com o Podcast Mundaréu

Muito se ouve falar da Antropologia, mas poucos conhecem, de fato, o que essa área do conhecimento aborda em seus estudos. O podcast Mundaréu, fruto de parceria entre o Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (LABJOR), da Unicamp, e o Departamento de Antropologia, da Universidade de Brasília (UnB), tem a proposta de descomplicar essa ciência, contando um pouco sobre a vida dos profissionais da área e o que antropólogos fazem.

Para além de contar histórias, o podcast Mundaréu funciona também como um divulgador científico, pois através de episódios de 35 minutos, em média, fala das vivências dos pesquisadores com seus objetos de pesquisa, destacando questões relevantes para a pesquisa acadêmica e para o mundo da Antropologia.

São lançados episódios mensalmente, cada um versando sobre uma temática diferente do mundo da Antropologia. Os episódios contam as trajetórias de pesquisas de sua equipe, levantando as dificuldades de fazer pesquisa de campo, os cuidados éticos e estratégias de metodologia necessárias, passando pelos temas de saúde, sexualidade, gênero, espiritualidade, vida no campo, comunidades indígenas, violência em comunidades, entre muitos outros assuntos.

Para conhecer o trabalho feito pela equipe e ouvir as histórias do Mundaréu, você pode encontrar o podcast em diversas plataformas, através do site próprio, Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts

Fonte: Mundaréu