Sustentabilidade e design no reaproveitamento de materiais

A partir de um processo produtivo artesanal-fabril, a Linha Cumbuca de Bioprodutos é uma experiência de tecnologia social que visa a inclusão da comunidade do Morro do Palácio (Niterói), através das atividades realizadas no MACquinho, com o conhecimento desenvolvido na universidade.

Essa experiência é criada por alunos e professores do curso de Desenho Industrial, da UFF, coordenada pelo professor dr. João Lutz, do departamento de Desenho Técnico da UFF, e leva em consideração as premissas do design participativo, unindo baixo-custo, produção de conhecimento e reaproveitamento de materiais, transformando sucata de papel em cumbucas funcionais e versáteis.

Unindo a ideia sustentável de reaproveitar materiais que antes iriam para o lixo, há também a promoção de integração entre os alunos da UFF e os alunos atendidos pelo MACquinho, realizando oficinas com papel, rodas de conversa e participando de feiras de ciência e tecnologia, expandindo o trabalho da universidade para além de seus muros.

As cumbucas são feitas de diferentes tamanhos, formas e cores, a partir da sucata de papel, que vira uma massa, que toma a forma final. O processo é simples e a luz do sol é o suficiente para a secagem das cumbucas, sendo posteriormente utilizada uma estufa que a equipe conseguiu devido às parcerias estabelecidas com outros departamentos da UFF, que se interessaram pelo trabalho.

Um dos desdobramentos da experiência é a confecção de troféus para o Engecine, uma oficina de curta-metragens realizada na Semana Acadêmica da universidade, o que demonstra o engajamento da comunidade acadêmica. E também o projeto “Projetando Palácios”, com a prerrogativa de projetar em conjunto com a comunidade do Morro do Palácio, entregando, de fato, um serviço para a sociedade.

A experiência de tecnologia social “Linha Cumbuca de Bioprodutos” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui.