Rede dos Saberes

A tecnologia social Rede dos Saberes é desenvolvida pelo Laboratório Betinho, da UFRJ. É um projeto de extensão conduzido em conjunto por grupos de universitários e jovens líderes de comunidades do Semiárido do nordeste.

O objetivo da Rede dos Saberes é estimular a troca de conhecimentos, metodologias e tecnologias sociais com foco no desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. É valorizado encontro de sabores científicos com os saberes populares locais, quebrando o paradigma da academia como detentora do conhecimento.

São desenvolvidas atividades em quase 100 comunidades rurais do Semiárido nordestino, contando com a participação de alunos bolsistas da UFRJ, de diferentes áreas do conhecimento, indo da graduação à pós-graduação.
As questões tratadas na rede estão elencadas a partir da relevância para o local, como conservação ambiental, manejo agrícola, conhecimentos em informática e tecnologia, além de muitas outras.

Uma das atividades desenvolvidas é o “Compartilhando Saberes”, onde os alunos da UFRJ trabalham em conjunto com a comunidade, para entender a realidade de cada local e realizar trocas de experiências e conhecimento. Existe também o aplicativo “Rede dos Saberes”, que propõe funcionar como um mecanismo de compartilhamento de cultura, saberes e aprendizados.

A existência do projeto se dá pela valorização da importância da democratização do conhecimento, de forma a gerar transformação social nessas comunidades, através de um trabalho colaborativo de escuta e discussão de suas reais necessidades.