Cartilha de Combate ao Racismo Institucional

O dia 20 de novembro é marcado como o dia da Consciência Negra, sendo feriado em muitos estados brasileiros. Porém, para muito além de um dia no calendário formal, este deve servir como um momento de reflexão de toda a população para a luta antirracista.

A Abong – Associação Brasileira de ONGs – criada em 1991 e com o objetivo de fortalecer o trabalho das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileiras, na defesa e promoção dos direitos e bens comuns, lança a cartilha de Combate ao Racismo Institucional.

Unindo forças com a Ação Educativa, é lançada a cartilha, elaborada, produzida e construída de forma colaborativa, a partir da sistematização de experiências de luta para se promover a igualdade de gênero e racial em todos os contextos institucionais.

Conforme destacam as escritoras do material, Ana Paula Maia, Fabiana Santos, Juliane Cintra, Michele Dayane e Raquel Luanda, lideranças negras do Grupo de Referência de Enfrentamento e Prevenção ao Racismo Institucional da Ação Educativa (GEPRI):

“(…) escreveremos em primeira pessoa, desde o centro, descolonizando o conhecimento, propondo uma jornada de reconhecimento e reparação por meio da mudança de estruturas e do abandono de privilégios, deslocando, ainda que somente durante o período da leitura, o olhar sobre os nossos corpos.”

O racismo institucional não se combate sozinho, mas em uma luta conjunta e de enfrentamento. A cartilha traz um apanhado histórico de acontecimentos, legislações e políticas públicas definidas, dados e explicações, para que o leitor e a leitora compreendam o que é o racismo, como ele se dá nas instituições e que ações podem ser tomadas para acabar com a sua disseminação. Para ter acesso ao material completo, clique aqui.

Fonte: Abong

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content