Como a Tecnologia Social pode auxiliar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

Quando se pensa em inovações para o desenvolvimento da sociedade, normalmente são lembradas as tecnologias convencionais, como os celulares, computadores e a internet, por exemplo, mas para pensar em um mundo no futuro, é necessário o reconhecimento e utilização de tecnologias voltadas para o social.

Visando a sustentabilidade, empreendedorismo social, economia solidária, modelos educacionais diferenciados, a promoção da saúde, entre outras dezenas de áreas, as tecnologias sociais são aliadas no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

É a partir delas que muitos locais e populações do Brasil e do mundo conseguem ter acesso à serviços básicos de saúde, educação, moradia, empregabilidade, agricultura, entre outros, utilizando as tecnologias convencionais como aliadas no desenvolvimento sustentável, não visando o lucro do capital.

Portanto, voltando à reflexão que serve como título, como a tecnologia social pode auxiliar nos ODS? São 4 aspectos que se destacam para a construção de um projeto de tecnologias sociais que auxilie no cumprimento das ODS: Simplicidade, Baixo custo,  Reaplicabilidade e Impacto social comprovado.

Levando em conta esses aspectos, além de muitos outros, tendo em vista também que tecnologias sociais não são experiências que devem ser fechadas “dentro da caixa”, é possível auxiliar nos objetivos de desenvolvimento social e sustentável para um mundo do futuro.

Fonte:Iberdrola

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content