Energia e Acesso à Cultura: tecnologias sociais do Instituto Mamirauá

Ter acesso à água, energia e saneamento básico é, ou pelo menos deveria ser, direito básico para a população. Porém, o que vemos no território brasileiro é uma desigualdade na distribuição de recursos, que afeta populações, dificultando o seu acesso a uma água de qualidade e à energia elétrica, o que acaba dificultando outros processos que dependem desse acesso.

O Instituto Mamirauá, a partir de soluções desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Territorialidades e Governança Socioambiental na Amazônia e pelo Programa Qualidade, tem incentivado e desenvolvido tecnologias sociais sustentáveis pautadas em Inovação, Desenvolvimento e Adaptação dessas tecnologias.

São desenvolvidos projetos que vão desde o acesso à cultura, esportes e lazer; agricultura familiar; eficiência energética; ferramentas ecológicas; até o saneamento básico, além de muitas outras.

Como tecnologia de acesso à cultura, esportes e lazer, destacamos a melhora na infraestrutura de dois campos de futebol, nas Reservas Amanã e Mamirauá, disponível para mais de 60 famílias, através de parcerias com empresas multinacionais e com o poder público, para a colocação de postes com LED, batizada de “Ilumine o seu jogo”.

E como destaque de tecnologia de eficiência energética, que está ligada também à educação, trazemos a experiência da “Energia Solar para Escola e Laboratório”, beneficiando cerca de 100 famílias, que antes dependiam da disponibilidade de um gerador de energia que nem sempre funcionava. As placas voltaicas conseguem melhorar as aulas noturnas de ensino de jovens e adultos da comunidade, reuniões comunitárias e até mesmo auxiliar nas análises do laboratório.

O projeto conta com experiências diversas, criadas para melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais da Amazônia, que contam com um sistema de fornecimento de energia deficitário, que não era suficiente para suprir as necessidades locais. É importante o incentivo a essas experiências, visando sempre o desenvolvimento e a transformação social da sociedade. Para conhecer todos os projetos de tecnologias sociais do Instituto Mamirauá, clique aqui.

Fonte: Instituto Mamirauá