UFF cria a Política Institucional de Inovação

Seguindo a Constituição Federal, no artigo 218, e a necessidade de incentivar a inovação e a pesquisa científica, em consonância com o novo marco legal da ciência, tecnologia e inovação, a UFF lança a Política Institucional de Inovação.

O documento reúne diretrizes e objetivos estratégicos para a UFF, relacionados, principalmente, com o incentivo ao compartilhamento de saberes e experiências com a sociedade, por meio de parcerias com empresas e organizações sociais; à promoção e apoio de ações de tecnologia e empreendedorismo; e ao fomento do desenvolvimento, difusão e divulgação de tecnologias sociais, de forma a garantir o desenvolvimento social, econômico para a sociedade.

A partir dessa nova política, a AGIR, a Agência de Inovação da UFF, é definida como o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), ficando responsável por gerir e implementar as diretrizes da política, sendo um instrumento que auxiliará na disseminação da cultura de inovação de forma institucional.

Para além da disseminação da cultura, a AGIR também fica responsável por desenvolver estudos e estratégias de prospecção tecnológica, inteligência competitiva, transferência de tecnologia e propriedade intelectual. Também serão promovidas condições necessárias para que sejam geradas ações de inovação e tecnologia, integrando a universidade às organizações da sociedade civil e governamentais.

Um dos pontos de destaque é o incentivo às empresas juniores da UFF, para que desenvolvam atividades de inovação, além do trabalho conjunto com a Fundação Euclides da Cunha de Apoio à UFF, na interação com empresas, fomentando parcerias, contratos e projetos.

A Política de Inovação da UFF é um ganho para a instituição, para a sociedade civil e para o poder público, de forma geral, sendo um estímulo para o desenvolvimento de atividades, ações e estratégias que visem o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação. Para ter acesso na íntegra, clique aqui.

Fonte: UFF

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content